5 atitudes de toda mulher em cargos de liderança

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A presença feminina no mercado de trabalho está cada vez maior. Eu mesma já fiz diversos processos seletivos em empresas de vários portes e sempre me deparo com salas repletas de mulheres. Muitas vezes, elas são mais numerosas do que os homens! Não é à toa que um cenário típico vem se formado: a presença da mulher em cargos de liderança.

A excelente performance de trabalho, o tato mais apurado para tratar colaboradores e clientes nos abre portas para essas oportunidades. Não há dúvidas que já mostramos nossa capacidade de aprender, ensinar e cativar.

Antes de falar das atitudes da mulher em cargos de liderança, vamos entender um pouco sobre o perfil de líder.

Um bom líder é aquele que inspira seu time. Existe uma grande diferença entre chefes e líderes, sendo que o primeiro, manda e o segundo, cativa. Para ser um bom gestor, você tem que ter experimentado o trabalho antes. Com certeza você já ouviu alguma coisa dessas, não é mesmo?

E é verdade: o gestor de um time deve coordenar as atividades sendo um grande exemplo para seus subordinados. Normalmente, é uma pessoa que está atenta às necessidades tanto da empresa quanto dos colaboradores. Assim, faz a conciliação de interesses da forma mais justa para todas as partes.

Quais são as atitudes que definem uma boa gestão da mulher em cargos de liderança?

A escolha de líderes tem muito a ver com a formação humana da pessoa. Essa vivência de diferentes situações vai moldar o “modus operandi” do gestor, tornando-o mais próximo de seu time.

Empatia

A empatia é um ponto fundamental que ajudará seus subornidados a desenvolverem total confiança em você. Sempre que eles apresentarem qualquer tipo de desafio ou problema que precisa ser enfrentado, busque compreender profundamente como você pode atuar.

Usar exemplos que demonstrem sua situação podem trabalhar ainda mais a identificação entre o seu colaborador e você. Use e abuse de casos em que viveu uma situação semelhante àquela apresentada pelo seu colaborador.

Assim, você conseguirá atrair muito mais a atenção e o engajamento, caso necessite delegar alguma atividade ou solicitar uma revisão de postura profissional na empresa.

Muitas empresas tem escolhido líderes que já passaram por altos e baixos enquanto colaboradores. Isso porque tais desafios ajudam a moldar o humanismo e a sensibilidade para mudança que os gestores devem buscar em seu time!

Se mostrar frágil, de vez em quando, é bom!

Mostrar seus pontos fracos vai trazer o seu lado pessoal, sua fragilidade. E isso é muito bom! Afinal, quando conversamos sobre nossas fraquezas com alguém, o ouvinte entende que você confia o suficiente nele para abrir suas fragilidades.

Se mostrar frágil não é a mesma coisa que desabafar a todo momento sobre seus problemas. Sabemos que muitas vezes, líderes devem engolir sapos (às vezes entalam) para não desmotivar sua equipe. Mas essa dose moderada de fragilidade com certeza é muito saudável!

Líderes não mandam, mas sim coordenam, delegam e decidem

Tenho certeza que você não quer ser uma mulher que passe uma sensação de antipatia para sua equipe. Essa condição pode ser facilmente evitada se, em reuniões, você der muito espaço para o seu time expor ideias!

Encoraje troca de experiências e melhores praticas. Delegue atividades e passe tarefas que depertam a sensação de “ser útil” nos seus colaboradores. Peça a eles que ensinem algum tópico relevante.

Se for para discutir algum ponto, ou se um problema demanda solução, escute as alternativas de todos, levante dados e decida de forma racional e lógica qual ação deve ser tomada. A ideia é sempre ser o decisor de uma das ideias que foi levantada pelo próprio time.

Dessa maneira, as reuniões se tornam mais ágeis, com tempo otimizado e as pendências são facilmente resolvidas.

Seja o exemplo

Nenhum colaborador gosta de ver gerentes e gestores reclamando do ambiente de trabalho sem apresentar soluções claras e consistentes. Da mesma maneira que você influencia pessoas, você traduz o ambiente e cultura da empresa.

Suas ações devem ser pensadas de maneira a contribuir para o crescimento da empresa, coordenando interesses pessoais e empresariais. Quando você age pensando não só no seu colaborador quanto no melhor para sua empresa, você se torna um exemplo de equilíbrio para outros gestores também! E issovale inclusive para situações que podem em um primeiro momento, te desfavorecer.

O sorriso no rosto é o seu principal cartão

Por incrível que pareça, aquele ditado “a primeira impressão é a que fica” traduz muito do ambiente coorporativo. Isso porque novatos e até mesmo pessoas de outros times, podem requisitar a sua atenção ou ajuda e terem aquela sensação de que o santo não bateu.

Dar bom dia, boa tarde, boa noite, perguntar primeiramente sobre a vida pessoal do colaborador, se interessar por hobbies e gostos da sua equipe… esses pequenos cuidados criam um ambiente amigável, descontraído e respeitoso!

Sabe qual é a pergunta que mais fazemos por aqui? Lá vai a bomba!

Você é feliz?

Essa pergunta devia estar estampada em todos os computadores (que são mais de 200) da empresa! Acreditamos que um colaborador triste ou insatisfeito polui a gestão e a cultura de toda empresa.

No mercado de trabalho atual, é normal que as pessoas sintam-se insatisfeitas com seu trabalho. Às vezes, tudo que elas mais precisma é de receber um sorriso e uma pergunta que mostra que ela é importante e que não é mais um simples número!

E aí, quais dessas atitudes você considera mais importante? Compartilhe suas ideias com a gente e não deixe de assinar nossa newsletter! Detestamos spam e nos limitamos a enviar somente uma mensagem (super relevante) por semana. Assim, você fica por dentro das nossas principais novidades, sem ser incomodado com uma avalanche de emails (ninguém merece!).

Falando em liderança, não deixe de ler sobre o empreendedorismo feminino, hein? 🙂

 

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

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